Primeira etapa de Videomonitoramento em Cacoal é inaugurada

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Cacoal

10 de Junho de 2016
Primeira etapa de Videomonitoramento em Cacoal é inaugurada

A primeira etapa do sistema de vídeomonitoramento do perímetro urbano de Cacoal foi inaugurada na última quinta-feira (9). Dez câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade pelo projeto encabeçado pela Polícia Militar (PM), com recursos do poder judiciário e dos setores empresarial e comercial. Através de convênio firmado com a Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) a Prefeitura de Cacoal arcará com a manutenção do serviço, a partir do mês de outubro deste ano.
- Cacoal é uma cidade referência devido o bom trabalho que é desenvolvido pela Polícia Militar. Acredito que desta forma com parceria público privada avançaremos ainda mais a respeito da segurança na nossa cidade. - Disse o prefeito Francesco Vialetto elogiando a iniciativa.
Conforme o comandante do 4° Batalhão da PM, Paulo Sityá, os equipamentos foram instalados em locais em que apresentavam os maiores índices de crimes, como furtos e tráfico de drogas. Ainda de acordo com o comandante, o projeto prevê a instalação de mais 16 câmeras. - Em breve será feita a licitação para a contratação da empresa que vai instalar os equipamentos - disse.
As câmeras, segundo a PM, são modernas e conseguem fazer giros de 360 graus e captar imagens com zoom nítido em até 2,6 mil metros, podendo identificar até placas de veículos. A PM será responsável pela operação do sistema, que será comandado de uma sala dentro do quartel do 4º Batalhão. Seis policiais foram capacitados para trabalhar com a captura das imagens produzidas pelas câmeras. Na primeira fase do projeto, foram investidos R$ 450 mil.
Participaram também da solenidade que aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, o secretario de estadual de Segurança Antônio Carlos dos Reis, o comandante geral da PM Ênedy Dias de Araújo, o deputado federal Lúcio Mosquini, o juiz de direito Carlos Rosa, representando o poder judiciário, e os deputados estaduais Cleiton Roque, Glaucione Rodrigues e Maurão de Carvalho.