Notícias

Ministro do TCU faz palestra a pedido da ACIC

Fonte: Assessoria ACIC

03 de Junho de 2016
Ministro do TCU faz palestra a pedido da ACIC

Em parceria com a Fundação Milton Campos de Minas Gerais, a ACIC realizou palestra com o Ministro Substituto do TCU – Tribunal de Contas da União, Weder de Oliveira, sobre as restrições na Lei de Responsabilidade Fiscal e Legislação Eleitoral para as eleições 2016.

Mestre em Direito pela USP, Engenheiro Civil pela UFG, Pós Graduado em Economia pela George Washington University, Estados Unidos e dono de um amplo currículo, o Ministro falou para um público de Cacoal e região, interessado em aprender sobre os temas propostos.

A iniciativa da ACIC em oferecer a palestra do Ministro, teve por objetivo garantir a gestores, administradores públicos e pré candidatos, uma oportunidade de receberem treinamento técnico sobre as atualizações nas legislações que tratam dos dois temas. “As mudanças na legislação eleitoral e o período em que o país vive, exigem uma postura ainda mais cuidadosa de quem pretende atuar no setor público. Por isso, precisamos de conhecimento altamente técnico oferecido por estudiosos como o Ministro Weder”, disse o ex presidente da ACIC, Elcirone Deiró.


Para o Ministro, é preciso sensibilizar a classe política, gestores, servidores e administradores sobre a necessidade fundamental de conciliar as demandas da população com as condições financeiras das cidades.

Durante a palestra, o Ministro enfatizou a importância de o gestor respeitar o orçamento e cuidar das famosas “obras de fim de mandato”, que normalmente acumulam problemas de ordem judicial ao administrador que não observa a legislação. “Pra isso temos que melhorar o conhecimento sobre esses assuntos. Orçamento público é fundamental para entender a Lei de Responsabilidade Fiscal”, garantiu.

Segundo o palestrante, a sociedade brasileira começa a se interessar mais pelas questões que envolvem a administração pública. “Quando a economia não vai bem, faltam empregos e renda e as pessoas começam a perceber que tem que participar mais”, disse o Ministro.

Créditos de imagem: Jota fortunato

Sim Alimentação Corpo