Implantação do videomonitoramento em Cacoal ganha as ruas.

Fonte: Assessoria CONSEG

23 de Novembro de 2015
Implantação do videomonitoramento em Cacoal ganha as ruas.

O Projeto de Videomonitoramento em Cacoal é um Projeto Pioneiro. O pioneirismo não está relacionado ao fato de o Videomonitoramento ser algo inédito não. Ao contrário, está relacionado ao fato de, pela primeira vez na história de Cacoal, se estar viabilizando um trabalho em parceria envolvendo tantas pessoas com o mesmo propósito e em parceria nunca antes registrada.

São atores desde projeto a Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) o Conselho Municipal de Segurança, o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Polícia Militar, o Poder Executivo Municipal, a Associação Comercial e, é claro, diversos outros colaboradores individuais.

Na fase interna estão sendo feitas as adequações necessárias no 4.º BPM para a construção/adaptação de sala que será instalada a estrutura de recepção e gravação de imagens, bem como, de operacionalização do sistema. E, inclusive, a instalação de torre de comunicação via rádio com as câmeras.

Na fase externa, que ganhou as ruas nos dias 18 a 20 deste mês, os trabalhos consistem na implantação de postes. Em seguida virão a instalação das câmeras e todo o aparato, tais como energia e dispositivos de transmissão de imagens.

Nestes três dias contamos com a colaboração da Secretaria Municipal de Obras que disponibilizou o caminhão muque para fazer a elevação e implantação dos postes, a Secretaria Municipal de Agricultura, que disponibilizou um trator com equipamento denominado perfuratriz para fazer os buracos de 2m (dois metros) de profundidade, o SAAE, que acompanhou a perfuração dos buracos, para se evitar que a rede de fornecimento de água e a de esgotos viessem as ser prejudicadas, e Técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, em especial do Setor de Fiscalização e Postura do Município para indicar as posições adequadas para as implantações e evitar que se prejudicasse a acessibilidade e o passeio público; e, inclusive, no poste fixado às margens da BR, por técnicos da empresa de telefonia, tudo para evitar o risco de atingir a rede de cabos de fibra óptica durante as perfurações.

Todas as medidas de cautela e de segurança foram adotadas e observadas, eis que a implantação desse projeto tem um único e grande objetivo: PRESERVAR A SEGURANÇA da população Cacoalense e, como tal, não admitimos a possibilidade de vir a causar quaisquer riscos à segurança ou aos serviços públicos essenciais durante a sua implantação.
Foram instalados 06 (seis) postes nos seguintes locais durante os dois dias de trabalho os quais em breve repassaremos a informação das localidades.

Nesta fase inicial serão instaladas um total de 10 (dez) câmeras que deverão estar funcionando e em uso provavelmente em meados de janeiro/2016.
Pretendemos ainda, com o apoio da população, a implantação de outras 15 (quinze) câmeras até o final de 2016, concluindo o Projeto com 25 (vinte e cinco) câmeras em funcionamento e cobrindo praticamente todos os pontos críticos no aspecto segurança dentro do perímetro urbano”.