Capixaba ratifica compromisso com empresários de Cacoal para construção de Centro Empresarial

Fonte: Paulo Henrique Silva

21 de Julho de 2016

Ao participar da reunião extraordinária com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), na última sexta, 15/07, o coordenador da Bancada Federal, deputado Nilton Capixaba (PTB/RO) ratificou seu apoio ao projeto de construção do Centro Empresarial de Cacoal, um dos sonhos dos empresários do município.

De acordo com a presidente da ACIC, Daniela Patrícia Foloni Bianchini, o Centro Empresarial é essencial para alavancar a economia da cidade. O objetivo é fazer com que a riqueza local fique na cidade, gerando, assim, mais empregos e aumento de renda, visando à ampliação de negócios com qualidade. Atualmente a preocupação maior da classe empresarial é a falta de apoio na segurança pública, uma das pautas debatidas com o parlamentar, além do tema incentivo fiscal.

Dados econômicos de Cacoal

Com o crescimento do município torna-se essencial a construção de um Centro Empresarial para atender as necessidades da região. Os empresários e a sociedade terão um local específico para reuniões, feiras, workshops, palestras, seminários a disposição de todos para o desenvolvimento do município e da região.

Atualmente (2016), Cacoal dispõe de 87 mil habitantes, mais de 61.650 eleitores (3° maior colégio eleitoral/RO), mais de 15,5 mi de arrecadação, PIB de mais de 1.324,5 bi, rebanho bovino com 420 mil cabeças, forte produção agrícola com destaque para o café, 08 escolas da rede privada (3.000 mil alunos), 06 instituições de ensino superior com 35 cursos e aproximadamente 7.500 alunos, maior polo universitário do interior do Estado, polo cerâmico em alta, mais de 5.000 empresas ativas, 18 mil pessoas empregadas no comércio, frota de 57 mil veículos, além de ser rica no aspecto cultural e gastronômico.

Cacoal desponta-se entre as maiores cidades de Rondônia, com rico potencial econômico e industrial, diversidade de culturas e crescimento recorde. Cacoal tornou-se uma das melhores opções de investimento na região norte do país.

Aeroporto de Cacoal

Além disso, ressalta-se o progresso com o aeroporto Capital do Café. Com uma pista de 2.100 metros e pátio de manobras de asfalto usinado, tamanho superior ao aeroporto de Congonhas, permite o pouso de aeronaves de grande porte. Foi o único construído no interior do País nos últimos 30 anos, tamanha são as exigências estabelecidas pelos órgãos competentes. Foram investidos aproximadamente 30 milhões de reais na construção da importante obra para a população de Rondônia.

O jato com capacidade para 118 passageiros vem de encontro à necessidade da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC/CDL), sociedade civil, comunidade acadêmica, dentre outros, que somam o desejo de crescimento e fortalecimento do município. Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.

Após a apresentação dos dados estatísticos de Cacoal, capixaba ressaltou que a construção deste centro empresarial deve receber apoio de diversos segmentos da sociedade por ser uma obra complexa e com muitos investimentos. Ressaltou a importância de ser construído preferencialmente nas proximidades do "Complexo Beira Rio" para unir desenvolvimento e progresso com entretenimento. "Estou lisonjeado pelo convite dos empresários  para participar desta reunião. Contem com o meu mandato para alavancar a economia de Cacoal e para os anseios da Associação Comercial" disse.

Paulo Henrique Silva (SRTE-RO 983)

Cacoal, 20 de julho de 2016.