ACIC solicita mais PMs para Cacoal

Fonte: atura de novos cabos. (Tribuna Popular) Fonte:

04 de Abril de 2018
ACIC solicita mais PMs para Cacoal
A Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic), com o apoio das entidades de classe organizadas CDL, OAB e Abrasel, entregaram diretamente ao comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Ênedy Dias, um ofício solicitando a tomada de medidas urgentes que contemplem ações efetivas da Polícia Militar em Cacoal.

Em nome da classe empresarial, comercial e de toda a comunidade cacoalense, o ofício cobra o aumento do efetivo policial “para que possa inibir e eliminar atuações criminosas que estão afligindo a comunidade e aterrorizando a classe empresarial, criminalidade essa, que aumenta a sensação de insegurança e provoca o descontentamento da sociedade em geral”, diz trecho do oficio entregue nas mãos do comandante geral da PM.
De acordo com o documento, a Acic tomou a iniciativa devido à preocupação com a proporção que as ocorrências estão tomando em Cacoal, o que afeta a classe dos comerciantes e a população como um todo. O ofício destaca ainda “o aumento significativo de crimes contra o patrimônio, especificamente, os crimes com a utilização de violência, pois os criminosos tem voltado suas ações à prática de roubos, subtraindo coisa alheia móvel mediante violência ou grave ameaça”.

Para justificar o pedido, além do aumento do número de ocorrências policiais, a Acic, CDL, OAB e Abrasel destacam o aumento da população de Cacoal e a abrangência da atuação do 4º BPM, cuja sede está em Cacoal, mas que atende, ao todo, 13 municípios da região. “É sabido que no ano 2000, a população era de 73.569 habitantes; hoje estamos com 87 mil habitantes. No que tange a policiamento ostensivo, realizado pela Polícia Militar, em 2002 eram seis setores de policiamento, hoje são apenas três setores. Ou seja, razões inversamente proporcionais: a população aumenta enquanto o efetivo policial diminui. O que tem contribuído para o aumento da criminalidade”.

Adiante, o ofício destaca ser de conhecimento geral da classe empresarial que a Polícia Militar conta com apenas 54% do efetivo previsto para um município do porte de Cacoal. “É de conhecimento geral que o foco do Governo é com conflitos existentes na região do Vale do Jamari. Em contrapartida, o 4º BPM, cuja base está localizada em Cacoal, congrega treze municípios e três distritos, que arrecadam juntos 43 milhões de reais”.
Por fim, após o anúncio da formação de 300 novos policiais formados pela PM de Rondônia, a classe empresarial solicitou, por ofício, que 30 novos policiais sejam destacados para atuarem na cidade de Cacoal. Contudo,Acic, CDL, OAB e Abrasel não deixaram de frizar que a solicitação de 30 novos servidores fica longe do que é considerado o adequado, que seria um incremento de 90 policiais para atender a cidade, mesmo tendo em vista que o número considerado ideal para um município do porte de Cacoal seja de 200 novos policiais para o 4º Batalhão.

O ofício foi assinado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Delmar Sepp, e entregue ao comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Ênedy Dias, na última quarta-feira, dia 28, durante solenidade de formatura de novos cabos. (Tribuna Popular).