Notícias

ACIC, entidades e empresários lançam Movimento Cacoal sem Crise

Fonte: Paulo Mendes | Redação/RT

04 de Fevereiro de 2016
ACIC, entidades e empresários lançam Movimento Cacoal sem Crise
Conhecida pela vocação na cafeicultura, o que lhe rendeu o título de “Terra do Café” e o fortalecimento da economia, Cacoal deve receber nova identidade a partir de 2016, visando desenvolver um dos mais importantes segmentos econômicos da atualidade, o Turismo.
Para atingir esse objetivo, empresários de todos os setores se reuniram no último dia (03) para o lançamento do movimento “Cacoal sem crise”, quando discutiram alternativas para um novo caminho econômico. O Turismo aparece como opção imediata, capaz de “conectar” as atividades de gastronomia, entretenimento, hotelaria e outros setores que integram sua cadeia.
Os empresários se mostraram receptivos à proposta de criar uma nova identidade econômica à cidade. “Precisamos fazer nossa galinha cantar”, disse a secretária da Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Daniela Bianchini, ao se referir aos empreendimentos que existem na cidade. Segundo ela, Cacoal tem a melhor infra estrutura do estado e grandes empreendimentos voltados ao Turismo, inclusive de expressão nacional, a exemplo do Cacoal Selva Park, – que todos os anos atrai milhares de pessoas de todo o estado, além de Acre e Mato Grosso. Daniela defendeu, em nome da ACIC, a abertura do comércio em horários diferenciados com promoções, a recuperação de crédito de consumidores e por fim, a criação da identidade turística do município.
 
A campanha será promovida pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal – ACIC, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas e Micro-empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Industrial do Vestuário de Rondônia (Assinvest) e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semict).
O setor de gastronomia surge como importante trunfo para sustentar a “tese” de vocação da cidade também no setor de Turismo. Diversos bares e restaurantes das áreas urbana e rural vem se profissionalizando para atender ao setor. Empreendimentos como a Cabana do Peixe, localizada há aproximadamente dez minutos do centro, oferecem ambiente ecológico com um cardápio regado a peixes exóticos como o Pirarucú.
Na cidade, restaurantes como El Sossego e Costelão, oferecem ambientes requintados e comida de bom gosto. Para quem desejar uma bela pizza, há uma variedade de locais espalhados pela cidade que já conta com os conceituados Sampa e Toldus.
O setor de hotelaria, muito organizado na cidade, dá suporte a grandes eventos como o Réveillon e Carnaval, tradicionalmente promovidos pelo Cacoal Selva Park.
Thiago Brollo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), seccional Cacoal, disse que o Festival Gastronômico é um evento que se consolidou na cidade e hoje conquistou now hall para treinar profissionais da área na busca da excelência nos serviços, contribuindo diretamente com o setor de turismo.
 
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cacoal – ACIC, Elcirone Deiró, Cacoal tem todos os componentes comerciais e geográficos que justificam uma ação voltada a criar uma identidade própria no turismo.
“Cacoal é uma cidade atraente, bem localizada e que possui um comércio forte e grandes iniciativas em todas as áreas. Temos uma excelente “matéria prima”, só falta investirmos na elaboração de políticas e um bom marketing voltados a criar essa nova identidade, que é o que estamos propondo”, enfatizou.
 
Fotos: Naoto Kaiser/comfestas.com.br
Sim Alimentação Corpo