ACIC 40 anos

Fonte: Assessoria ACIC - Giliane Perin

21 de Novembro de 2018
ACIC 40 anos
Cacoal era um município recém emancipado quando surgiu, em 1978, a Associação Comercial de Cacoal. Em uma jovem terra de oportunidades, lideranças empresariais viram que era a união de uma classe que realmente traria força às ações em prol do desenvolvimento do município. Afinal, para fomentar o comércio era preciso desenvolver e alavancar a região.

Cacoal foi a terra escolhida por centenas de empresários, vindos dos mais diversos cantos do Brasil. Com o objetivo principal de investir para crescerem juntos com a cidade, a fundação da Associação Comercial aconteceu no dia 10 de maio de 1978. De lá pra cá, a presença da ACIC é constante no desenvolvimento de Cacoal. Tanto é que apenas seis anos depois de fundada a Associação já havia ficado pequena para tantos sonhos. Em 1984, através de uma assembleia geral, a ACIC ganhou o nome que mantem até hoje, tornando -se a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CACOAL.

Ao longo de 40 anos, 14 empresários assumiram a missão de presidir e contribuir para o fortalecimento de uma das mais ativas Associações Comerciais e Industriais de Rondônia.
Sempre com o objetivo de garantir os direitos dos empresários, a ACIC se mantem ativa em Conselhos Municipais, prestando apoio incondicional à administração pública como forma de estabelecer um elo de ligação entre a classe empresarial e todos os órgãos públicos, quer sejam eles federais, estaduais e municipais. O respeito à legislação e às autoridades constituídas é uma das principais marcas da associação.
É em trabalho conjunto com a administração pública, por exemplo, que a ACIC tem se mantido como grande parceira do Sistema de Videomonitoramento em Cacoal, um serviço de referência para toda a região norte.
Sob a responsabilidade do 4° Batalhão da Polícia Militar, em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia, o sistema é uma importante arma de prevenção e combate à criminalidade em Cacoal e conta com a gestão da Acic, que tem conseguido também, junto aos empreendedores do município, a doação de câmeras, ampliando o raio de cobertura do serviço de videomonitoramento. O sistema, que iniciou com 10 equipamentos, hoje conta com 28 câmeras de monitoramento.

A ACIC também se mantem atenta, oferecendo diversas soluções empresarias aos seus associados, como forma de auxiliar o empresário nas tomadas de decisões em sua empresa, assim como garantindo benefícios para o seu colaborador e dependentes, como: Consultas e Negativação no Serviço Central de Proteção ao Crédito; Cartão Sim Card; Cartão Sim Alimentação; Plano de Saúde; Capacitação e Palestras; Certificado Digital; Diversos Convênios com Instituições Particulares.

Ao longo de quatro décadas, a ACIC também é a grande responsável por campanhas e eventos que promovem e fomentam a economia cacoalense. A Feira da Indústria e Comércio é um bom exemplo! Criada para mostrar o potencial produtivo de Cacoal, a FICC contribuiu para o fortalecimento da imagem de Cacoal como um dos principais polos econômicos de Rondônia. Em um só espaço, diversos setores do comércio e da indústria se unem, representando da melhor forma o que o município tem de melhor: a união de uma classe forte, pujante e visionária. Mas além de campanhas, eventos e serviços, a Associação Comercial e Industrial de Cacoal orgulha-se por ter, à disposição dos associados, uma sede própria, com toda a infraestrutura necessária para atender as demandas da associação e dos empresários cacoalenses.

A ACIC nunca parou no tempo! Poucos anos depois de sua construção, a sede da Associação já havia passado de um, para três andares. Tão logo construído, o espaço logo havia se tornado pequeno para tanto trabalho e tantas pretensões. Ao longo dos anos, diversas reformas estruturais são feitas para cumprir com esse objetivo ainda melhor. Atualmente, a Associação Comercial e Industrial de Cacoal conta com um auditório que atende todo tipo de capacitação e treinamento, além de contar com uma recepção totalmente voltada e preparada para o atendimento aos empresários.

A sede conta ainda com salas de reuniões sempre à disposição de seus associados, que muitas vezes usam o espaço para atender novos e bons clientes. É na sala de reuniões também que a entidade tem orgulho de receber novos investidores que, assim como seus associados, veem em Cacoal uma terra de negócios e oportunidades e tem na Acic uma fonte de conhecimento empresarial e industrial! Afinal, é valorizando o passado, fortalecendo o presente e se preparando para o futuro, que a ACIC tem feito parte da história e do desenvolvimento da nossa Amada Cacoal!!!