Notícias

Atitudes para sair do cheque especial

Fonte: Organizze

09 de Maio de 2017
Atitudes para sair do cheque especial
Quando estamos passando por um aperto financeiro, a tentação de pegar o cheque especial é quase que instintivo. É um dinheiro de fácil retirada, disponível a qualquer momento e pré-aprovado pelo seu banco. Acontece que a sensação de resolução de problemas é apenas imediata e logo você terá que lidar com os fatos. Pegar o cheque especial significa ter que mudar completamente a sua postura nos próximos meses. Caso isso não ocorra, você terá dado início a uma verdadeira bola de neve, já que os juros dessa operação, que são os mais caros do mercado, podem facilmente sair do controle.
 
Por isso listamos algumas dicas que irão ajudá-lo a fugir do cheque especial e das consequências que ele traz.
 
1 – Tenha uma boa conversa com o seu gerente
 
A inadimplência não é benéfica para ninguém. O banco perde, já que você terá um débito não pago com ele e, possivelmente, deixará de fazer qualquer tipo de operação com a instituição no futuro. Você também tem muito a perder, já que encontrará dificuldades para conseguir crédito em outras instituições financeiras, além de existir a possibilidade de ter seu nome inscrito em instituições como o SPC e o Serasa.
 
Nesse contexto, é fundamental que você procure o gerente da sua agência para ter uma conversa. Desta forma, vocês dois poderão encontrar a melhor forma para que a dívida seja paga sem contar a possibilidade de negociar uma redução nas taxas de juros.
 
2 – Faça uma análise das suas despesas fixas
 
A situação ideal é quando a pessoa consegue controlar as finanças pessoais através de gerenciadores financeiros. Desta forma, ela saberá exatamente o destino do dinheiro recebido todo o mês, e terá mais facilidade para cortar gastos.
 
A organização financeira não é apenas uma solução para problemas e crises. Se você ainda não adota esse tipo de postura, saiba que os benefícios vão desde um planejamento financeiro melhor para o seu futuro, até a organização para realizar poupanças e investimentos.
 
3 – Substitua a sua dívida por outra com juros menores
 
Pode parecer que você está fazendo um mal negócio a princípio, mas se a situação estiver totalmente fora do controle, é fundamental que você procure substituir o cheque especial por outra dívida. Como já falamos no início, os juros do cheque especial são os maiores do mercado! Por isso, uma das alternativas é trocá-lo por empréstimos, como o consignado, para que você controle melhor o seu orçamento.
 
Ao fazer isto, você irá dividir o valor total da sua dívida em parcelas fixas, o que vai facilitar muito o controle financeiro, já que, agora, essa despesa vai entrar no seu orçamento mensalmente, facilitando o planejamento das suas finanças pessoais.
 
4 – Venda de bens é o último recurso
 
Há casos em que, mesmo realizando todas as etapas anteriores, as pessoas ainda não conseguem cumprir com suas obrigações. Nessas situações mais graves, pode ser que tenha chegado o momento de você avaliar alguns de seus bens e vendê-los para quitar suas dívidas. Pode parecer uma medida triste, mas, se refletir, muitas vezes estes bens podem ter sido a origem do problema.
Sim Alimentação Corpo