Notícias

ACIC incentiva inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Fonte: Assessoria de Comunicação /Estefânia Procópio

28 de Junho de 2017
ACIC incentiva inclusão de deficientes no mercado de trabalho

“Muitas vezes o empresário entende que a inclusão deve ocorrer apenas com aqueles que possuem deficiência física ou motora, e não se atentam na necessidade de incluir deficientes auditivos, por exemplo,”, exclamou a presidente Daniela Bianchini, durante reunião ocorrida na sede da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), no do dia 27 de junho, motivada pelos integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apasa) Odirley Pegoraro e Jadilson Serafim, com interlocução do vereador Pedro Rabelo (PMDB).   

Inúmeros questionamentos e sugestões foram apresentadas pelos surdos que contaram com apoio da intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Marinalva Martiniano. Entre os problemas relatados, a falta de vagas ofertadas pelo mercado de trabalho no município específica aos surdos - mesmo considerando que há abertura de vagas em supermercados, mas após o processo de seleção e até mesmo depois da contratação, há dificuldade na comunicação interna para a realização das ações em suas funções – somando a falta de conhecimento dos empregadores, a ausência de habilidades na comunicação entre os colegas trabalho, por muitas vezes são rotulados de incapazes marginalizando-os pela deficiência.

Qualificados

Os dois representantes da Apasa são professores, Odirley, por exemplo, trabalha na Facimed onde divide a carga horária da disciplina de Libras com outra profissional. Na opinião da analista de Recursos Humanos Rita de Cássia Calderani Borine, independe ser o colaborador deficiente ou não, as empresas precisam se atentar para a capacidade que cada pretendente tem em executar funções e características básicas que cada cargo exige. “Temos outros setores aqui na instituição que contam com apoio de colaboradores com outras deficiências”, informou.

Comprometimento

Para a presidente da entidade, a interlocução feita pelo vereador Pedro trazendo o assunto a ser discutido em benefício de uma minoria foi louvável e pediu que o parlamentar interceda junto ao poder público para que seja fortalecido o ensino e respeitada as condições de aprendizagem na rede pública. No sentido de que essa mão de obra de pessoas com essa deficiência seja absorvida, entre os pontos positivos da reunião, ficou acordado que a ACIC buscará parcerias para oferecer aos empresários interessados na captação de profissionais deficientes auditivos, um curso de libras básico para facilitar desde o processo de contratação às outras etapas de convivência nas empresas. 

Sim Alimentação Corpo