Potencial econômico, turístico e gastronômico são evidenciados durante a FICC

Fonte: Assessoria de Comunicação /Estefânia Procópio

06 de Outubro de 2017
Potencial econômico, turístico e gastronômico são evidenciados durante a FICC

A noite de abertura da 5a Feira da Indústria e Comércio de Cacoal (Ficc) foi marcada pela presença de autoridades com ações que valorizam a indústria, comércio, moda e gastronomia. Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic) traz programação voltada para diversos segmentos, com 70 expositores de diversos segmentos para os visitantes na Millenium até dia 07. “Cacoal desenvolvendo, com união e o resultado coletivo todos nós crescemos juntos. O exemplo disso é a FICC que amplia a cada ano e se concretiza hoje”, disse Daniela emocionada a anfitriã do evento, presidente da Acic Daniela Bianchini, agradecendo a todos os parceiros. Diante de tanta informação positiva, o discurso das autoridades foi enaltecedor voltado ao potencial econômico, turístico e gastronômico de Cacoal. Para que a Ficc se tornasse novamente realidade, muitas parcerias foram firmadas, entre elas com a Prefeitura de Cacoal com convênio firmado. “A Ficc já tem uma história em Cacoal, esse evento é muito importante, pois abrimos nossas portas para receber pessoas de outros municípios, autoridades, que vieram contemplar nossa economia, confirmar nosso potencial de crescimento e dessa forma consolidar cada dia mais nossos empresários”, destacou a prefeita Glaucione Rodrigues.

Outro grande parceiro do evento é o Governo do Estado de Rondônia, que foi um dos maiores patrocinadores da festa. Representando o estado, Superintendente De Turismo Do Estado De Rondônia, (SETUR) Júlio Olivar, para demonstrar o potencial do turismo de Rondônia lançou a primeira Fitur – Feira da Indústria e do Turismo de Rondônia, o guia turístico do município de Cacoal, o audiovisual Turismo Rondônia.  Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) disse que uma cidade que promove turismo é um local em constante desenvolvimento. “Eu admiro lugares que se promovam, vejo que em Rondônia essa é uma prática que está começando a ser despertada. Povo empreendedor e são essas iniciativas, união que eleva o município. Cacoal é um exemplo disso, se destacando em vários segmentos, como educação, saúde, turismo, hotelaria, gastronomia, enfim, Cacoal está de parabéns pela realização desse evento tão bonito”, parabenizou Maurão.

A realização da Ficc só é possível ano após ano, devido o engajamento dos empresários, que aceitam o desafio, se empenham para mostrar a Cacoal o que suas empresas têm de melhor para oferecer. Sabendo disso, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), Ranieri Araújo Coelho, aproveitou para parabenizar essa classe por fazer e promover o desenvolvimento. “Precisamos de união, pois se a classe empresarial não estiver unida eventos como a Ficc não acontecem, e precisamos do poder público para apoiar essa classe tão sacrificada, pois apoiando, com certeza, esse retorno virá, em forma de vendas, hotelaria, gastronomia, então o que precisamos é do apoio político e dos empresários, para que feiras aconteçam cada vez mais”, pediu Ranieri. Com capacitações voltadas para a melhoria na promoção dos serviços a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais um ano apoiaram a realização da Ficc. Para o representante das entidades Marcelo Thomé, a economia de um município se mostra através de iniciativas como essa. “Com essa feira o resto do estado passa a conhecer as potencialidades de Cacoal, que são muitos, nós vamos sempre apoiar esses eventos, pois acreditamos no promover, desenvolver e crescer”, afirmou.

Lançamentos

Ainda durante a solenidade de abertura da Ficc, foi lançado o ‘Café Cacoal’ para comercialização, produzido em solo cacoalense, houve o lançamento da Feira Estadual de Turismo (Fitur) que está sendo realizada junto a Ficc, lançamento do 13o Festival Gastronômico de Cacoal, degustação do prato Pirarucu Rondon, preparado pelo cheff de cozinha de renome nacional Manoel de Jesus Evangelista, além de uma bonita homenagem para o Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic), que atende mais de 230 crianças com comprometimento neurológico de Cacoal, entidade motivadora para que durante a Ficc fossem feitos desfiles de inclusão, com cadeirantes. A Ficc continua até sábado (7), na Millenium à partir das 18 horas, com entrada gratuita.

Parcerias

Compuseram ainda o dispositivo de autoridades o Senador da república Valdir Raupp (PMDB, Deputados federais Marinha Raupp (PMDB), Nilton Capixaba (PTB), Tiago Brollo Presidente da Abrasel, Maria do Carmo Superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Cida Mourão Presidente do Sindivest, Samuel Almeida diretor técnico do Sebrae, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cacoal Pedro Rabelo e prefeitos de Vilhena Rosani Donadon e de Pimenta Bueno Juliana Roque. Governo do Estado de Rondônia - Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (SUDER) e Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) - Assembleia Legislativa, com emenda parlamentar do deputado estadual Maurão de Carvalho e Prefeitura de Cacoal. Apoio da Câmara Municipal de Cacoal,  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fiero, Sebrae, Senai,   Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Rondônia (Sindvest), Associação Industrial do Vestuário de Rondônia (Assinvest) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL).