Notícias

Estudo sobre potencialidades turísticas é apresentado e estratégias são discutidas em agenda que precede a abertura da FICC

Fonte: Assessoria de Comunicação FICC

05 de Outubro de 2017
Estudo sobre potencialidades turísticas é apresentado e estratégias são discutidas em agenda que precede a abertura da FICC

"O mapeamento de Cacoal com suas características e potencial apresentou vocação para turismo de eventos, lazer, de negócio e turismo rural com a força das cadeias produtivas do café, peixe e leite."

Na noite que precedeu a abertura da 5a Feira da Indústria e Comércio de Cacoal (Ficc) - que é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e outras entidades - representantes do setor público municipal, de entidades de classe e não governamentais foram convocadas para discutirem estratégias para o mapeamento do desenvolvimento sustentável do potencial turístico de Cacoal. O encontro promovido pela Abrasel na Pizzaria Sampa contou com a apresentação do consultor João Carlos Teles que apresentou um estudo referente ao potencial turístico local. “Levei em consideração o turismo e o polo gastronômico, analisando e observando o potencial da região. Cacoal tem potencial para eventos, lazer, tendência para turismo de negócio, como café, peixe, leite e o turismo rural, que ainda é pouco aproveitado na região. A proposta é trabalhar o coletivo e não o individual, pois dessa forma todos crescem juntos”, destacou Teles, após demonstrar através do estudo preliminar onde conheceu a cidade baseando-se nos relatos e estatísticas para elaborar o projeto que servirá de modelo para estruturação do desenvolvimento sustentável setorial.

Feliz pela sincronia com as agendas que vem sendo realizadas durante a semana da FICC, o presidente da Abrasel Tiago Brollo ratificou que o turismo e a gastronomia de Cacoal tem sua importância na economia do estado e o objetivo de debater o assunto é que de fato haja apoio aos empreendedores para viabilidade. “Estamos nos unindo para que realmente tenhamos um projeto para ser seguido e elevar mais ainda nossa gastronomia e dar um passo ainda maior no turismo do município. O respeito de entidades como Fecomércio, Sebrae e Fiero ratifica nos encoraja a seguir”, explicou Brollo. Para contribuir com a execução do projeto, o diretor-técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida avaliou a estratégia como um passo importante para o município , enalteceu a organização e da união entre a classe e os segmentos que deverão integrar o projeto. “O Sebrae é uma instituição que apoia os pequenos negócios e vem desenvolvendo um trabalho fantástico ao longo dos anos. Acreditamos na vocação, na riqueza do estado e sabemos que juntos somos mais forte. Nessa noite estamos debatendo o turismo, e sabemos que temos muitas riquezas no estado e Cacoal faz parte disso. O Sebrae é parceiro e ajudará no que for preciso para ajudar a destacar esse potencial”, afirmou Samuel.  O vice-prefeito Cirone Deiró e Pedro Buralli  secretário municipal de indústria , comércio e turismo também prestigiaram a reunião.

Café de Cacoal

Foi apresentado pela presidente da ACIC Daniela Bianchini, o primeiro café com a marca ‘Café de Cacoal’ para oferecer aos visitantes de fato o grão produzido e comercializado no município que servirá de motivação para outros segmentos.  “Somos a Capital do Café e temos aqui os melhores produtores até a fase de torrefação. Estou realizada com este primeiro resultado de poder mostrar o que é produzido aqui”, comemorou Bianchini elogiando a presteza do empresário Lucas Borghi, que trabalhou no desenvolvido do produto. Há décadas no mercado de compra e venda do grão, a Nova Era tem avançado no mercado desde janeiro deste ano com a comercialização do produto que está em mais de 30 cidades rondonienses e nos estados do Acre e Amazonas. “Já tínhamos um projeto interno da empresa e graças a visionária parceria com a ACIC chegamos a este resultado: um café de rastreabilidade, de origem local, produção que é da agricultura familiar e considerado como um dos 10 melhores cafés de Rondônia,  resultado do Concurso de Qualidade de Café 2017, promovido pela Emater e Sebrae. Em breve será distribuído em vários locais de Cacoal e colocado a disposição também para comercialização”, contou Lucas.

A Feira da Indústria e Comércio de Cacoal tem início nesta quinta-feira (5) e vai até sábado (7) na Millenium com entrada gratuita ações que valorizam a indústria, comércio, moda e gastronomia. 

Sim Alimentação Corpo