Capacitação potencializa desenvolvimento do turismo em Cacoal

09 de Outubro de 2017
Capacitação potencializa desenvolvimento do turismo em Cacoal

Empresários participaram da agenda da FITUR que compôs a programação da 5ªFICC

A palestrante Claudia Aires Moura, coordenadora técnica do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia, como desenvolver o turismo local e como planejar e suscitar essa discussão e saber que tipo de turismo Cacoal quer oferecer. A agenda da I Feira da Indústria e do Turismo de Rondônia (Fitur) que aconteceu no sábado (07) no Hotel Catuaí, compôs a programação da Feira da Indústria e Comércio de Cacoal (Ficc) realizada pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) e parceiros no período de 05 a 07 de outubro.

Aos empresários, representantes de entidades e órgãos governamentais ligados ao setor foi dado o passo a passo de como construir isso. “Nosso objetivo é dar insumos para que os empresários possam ver que o turismo é uma atividade lucrativa, pois é o setor empresarial com maior atividade econômica no mundo. Cacoal precisa entender que o turismo não é só lazer é também negócio”, afirmou.

O administrador Juan Travain de Souza reconhece a importância da palestra como forma de unir os empresários. “Precisamos sair daqui pessoas que pensem na união do turismo e não no individualismo turístico. Porque se os empresários forem individualistas nossa cidade não cresce e se todos trabalharmos em conjunto e unirmos nossa força o progresso virá”, destacou um dos responsáveis pelo Cacoal Selva Park Hotel, que é referência na região.

O diretor da Romeu Moreira classificou como produtiva a agenda e reforçou a condição dos serviços oferecidos na cidade, infraestrutura e potencial para o turismo de negócios, eventos, lazer e rural.  A artista plástica Valeria Totti de Ji-Paraná expõe seus trabalhos em diversos países e veio até Cacoal para conhecer e aprender mais sobre o ramo do turismo. “Eu acredito muito no potencial turístico e acredito que ele tem que ser em cadeia porque não adianta eu ter um resort maravilhoso se não existir outros atrativos locais como uma boa comida, lugares de entretenimento, como um lugar pra dançar, entre outros atrativos. Por isso eu vim até aqui para conhecer um pouco mais desse mecanismo”, afirma.

Para o superintendente de turismo do Estado de Rondônia Julio Olivar, o objetivo da Fitur é mostrar o potencial turístico do estado. “Essa é uma oportunidade de ajudar a detalhar e mais que isso é possibilitar conversas, para que possamos futuramente colocar o turismo como vetor de uma economia que não existe ainda de forma organizada no município de Cacoal”, contou Olivar.